Criar um Site Grátis Fantástico
Iluminação
Iluminação

 O projeto luminotécnico é tão importante quanto uma planta baixa bem definida. Por isso, deve estar sempre aliada à decoração. A iluminação completa e adequada valoriza a arquitetura, além de trazer o bem-estar.

As luminárias também cumprem seu papel na decoração, dando personalidade aos ambientes. Neste contexto, a iluminação ganha nova leitura, mais que inundar os espaços com luz, ela passa a marcar território, apontando onde começam e terminam os ambientes, projetado para criar diferentes cenários e um ambiente aconchegante, que proporcione momentos de lazer e descanso.

 Veja alguns exemplos de luminárias:

Abajur – o abajur é um eterno complemento perfeito para a iluminação de salas e quartos, posicionado sobre mesinhas laterais para trazer uma luz suave na altura do rosto das pessoas.

Lustre – os lustres pendentes são usados preferencialmente sobre a mesa de jantar.

Luminárias de chão – elas dão uma sensação de alongamento em locais com pé direito (distância do piso ao teto) baixo.

Abaixo temos uma foto de uma sala de banho. Vejam que o espaço é maior ou igual a um quarto. A luminária de chão foi colocada próximo a banheira como peça decorativa. Já a iluminação de dentro da banheira são de cromoterapia é possível comprar qualquer cor, mas cada cor tem uma função para o relaxamento na hora do banho.

Luminária de parede – são normalmente colocadas ao lado da cama ou perto da porta, concedendo um charme todo especial ao cômodo. Ela pode adotar um design arrojado moderno ou rústico, isso depende muito da proposta de decoração. A luminária de parede moderna também pode ser confeccionada de forma artesanal com o seu toque pessoal.

 

 Luminárias Embutidas - tem o formato como na foto abaixo e são usadas para uma iluminação decorativa como na segunda foto. Nelas podem colocar lâmpadas dicróicas que são as incandescentes (não são economicas) ou as de led que são mais caras, mas são economicas. Leiam a matéria sobre lâmpadas logo mais abaixo no final desse post.

Luminária Pendente - podem ser usadas em diversos ambientes como cozinha, banheiro, quarto... dão um toque especial na decoração. Há diversos modelos e formas, apenas é preciso combiná-las com a decoração da sua casa para que tudo fique harmonioso.

O modelo que está na foto acima é muito parecido com o modelo abaixo. Nesta foto ele ficou mais nítido.

 Vejam na foto abaixo que os pendentes tem a função de luminosidade, mas são também peças decorativas, pois foram o destaque do ambiente. 

Plafons - há inúmeros modelos de plafons disponíveis atualmente no mercado são lindíssimos e muito variados, o que vem facilitando na hora de encaixá-los no projeto, afinal ele deve estar sempre em harmonia com o restante dos objetos e cores utilizados no ambiente. Esse modelo de luminária tem a função de iluminar todo o ambiente não tendo um local demarcado.

Quando se tem uma sala de estar conjugada com a sala de jantar o ideal que se use o plafon na sala de estar e o pendente na sala de jantar com o mesmo design ficando harmonioso os dois ambientes. Vejam acima que postei a foto de um plafon com o mesmo formato do pendente. Fica muito moderno e requintado numa sala conjudada.

Nessa foto abaixo temos um pendente circular na sala de jantar e plafons circulares na sala de estar. Mesmo não tendo o mesmo design, eles estão combinando.

 Rasgos de luz- são uma iluminação indireta existem diversos tipos de rasgos de luz, eles criam um efeito super bacana no ambiente e para quem não gosta de muitos detalhes o rasgo é uma ótima ideia. Simples e lindo! Aliás a iluminação é a alma da casa, e a iluminação indireta  cria um efeito bem acolhedor ao ambiente. Eles podem ser feitos em qualquer ambiente que tenha forro de gesso.

 

 

 

 

 Mangueira de Led - a luz é bem fraquinha e é muito econômica.

   

 

 

Arandelas - são decorações de iluminação que ficam ótimas em diversos ambientes, tendo assim muitos modelos diferentes para você conferir e escolher o que mais combina com o local. Há diversas formas de luminárias arandelas, algumas são mais modernas e outras são mais simples e algumas mais luxuosas oferecendo toda a sofisticação para o ambiente.

 

 

arandelas 12arandelas 4arandelas 7

 

Lâmpadas

A luz é tudo na vida, iluminar a sua casa é uma necessidade tanto para embelezar como adequar a nossas necessidades do dia a dia. Para fazer a iluminação da casa é melhor fazer um esboço ou um projeto para que seja previsto o orçamento da execução como também para saber qual a mais indicada para cada área ou cômodos da sua casa. Há cômodos que precisam de uma iluminação mais acentuada com luz branca - como as lâmpadas fluorescentes que são boas e não geram calor e iluminação de luz do dia - como Cozinha, Escritório, Banheiro, Areas de Serviço e Lavanderia. 

Incandescente – médio consumo de energia, gera calor e perde eficiência com o tempo, deixa o ambiente agradável com luz direta.

Fluorescente – de todas é que tem mais vantagens: não gera calor, luz do dia, ótima durabilidade, fácil instalação, baixo consumo de energia.

Halógena – igual a incandescente, só muda o formato: gera muito calor, luz direta e forte, pode durar mais, mas o consumo de energia é muito alta.

 

Dicróicas: são lâmpadas incandescentes. Se tornam mais eficientes por terem um refletor internamente, ter vida útil maior e dissipar parte do calor. Mas emiti calor e gasta mais energia. Por fazer uma iluminação dirigida são colocadas em pontos da casa para destacar algum objeto de decoração e tornar o ambiente mais aconchegante. A dicróica comum tem potência de 50 Watts.

 

 

Dicróica de led: essas não emitem calor, possuem vida útil muito maior e a economia de energia nem se fala. Mas também são mais caras e menos brilhantes, mas vale à pena investir em algo que você possa usar sem culpa. Tem os modelos Low Led com potência de 1,5 Watts,

 

 

 




Partilhe esta Página